Artigos
Veja nossos artigos mais recentes

Agronegócios
Agronegócio
03 de dezembro de 2025
Autores: Patrícia Possobon Burmann e Matheus Luís Docema DOI: 10.22167/2675-6528-2025034E&S 2025, 6: e2025034 A agricultura familiar tem ganhado crescente destaque por seu papel estratégico na economia e na promoção da segurança alimentar e nutricional, consolidando-se como um pilar essencial tanto no Brasil quanto globalmente[1]. Representando 77% dos estabelecimentos agrícolas do país, esse segmento emprega mais […]

Negócios
Marketing
02 de dezembro de 2025
Autores: Jefferson Andrade Leite e Rafael Toassi Crispim DOI: 10.22167/2675-6528-2025026E&S 2025, 6: e2025026 Na era da informação e da sociedade em rede, as transformações tecnológicas reconfiguram, em escala global, as interações sociais, culturais e econômicas. Para as indústrias, essa realidade exige adaptação a um mercado digital em que a inovação e o domínio de dados […]
Luiz Eduardo Giovanelli

Negócios
Tributação
01 de dezembro de 2025
Autores: José Miranda do Prado Junior e Matheus da Costa Gomes DOI: 10.22167/2675-6528-2024070E&S 2025, 6: e2024070 No segundo quadrimestre de 2021, o Brasil registrou 18.440 empresas abertas, das quais 28,33% eram pequenas e médias empresas, o que corresponde a 5.224 unidades. Dados do Monitor do Mercado indicam que 94% das empresas pagam tributos acima do […]
Luiz Eduardo Giovanelli

Edição Atual
Gestão Escolar
28 de novembro de 2025
Autores: Yoná Soares Rodrigues Arrifano e João Paulo Staconi DOI: 10.22167/2675-6528-2024074E&S 2025, 6: e2024074 O objetivo da educação básica é promover a formação integral do estudante, desenvolver autonomia e incorporar valores universais, como ética, justiça social, liberdade, sustentabilidade, pluralidade e democracia, em consonância com os objetos do itinerário formativo do novo ensino médio[1]. A função […]
Luiz Eduardo Giovanelli

Negócios
Marketing
27 de novembro de 2025
Autores: Weverton Nonato e Angela Trimer de Oliveira DOI: 10.22167/2675-6528-2025037E&S 2025, 6: e2025037 Atualmente vive-se uma era em que o digital não apenas conecta pessoas, mas redefine relações, expectativas e decisões. Segundo Wood[1], a evolução da Web 3.0 transformou a internet em um espaço de colaboração ativa, no qual os usuários passam a consumir e […]
Luiz Eduardo Giovanelli

Finanças
Artigo
10 de novembro de 2025
Autores: Natália Mucida Zanini e Beatriz da Silva Pereira DOI: 10.22167/2675-6528-2024073E&S 2025, 6: e2024073 O cooperativismo moderno surgiu no século XIX, durante a Revolução Industrial, como alternativa organizacional voltada à melhoria das condições de trabalho e à promoção do desenvolvimento social e econômico dos trabalhadores[1]. No Brasil, o movimento consolidou-se ao final desse período e […]
Luiz Eduardo Giovanelli

