Colunas
Leia nossas principais colunas

Coluna
Tecnologia
03 de dezembro de 2025
Fraudadores se adaptam rapidamente, o que exige uma evolução contínua nos sistemas de proteção A fraude financeira continua sendo um dos maiores desafios da economia digital. Somente em 2022, as perdas superaram 1,2 bilhão de euros no Reino Unido e 8,8 bilhões de dólares nos Estados Unidos (Khalid et al., 2024). Esse ambiente altamente dinâmico […]
José Erasmo Silva

Coluna
Marketing
02 de dezembro de 2025
COP30 e Iniciativa Global pela Integridade da Informação apontam para nova lógica de comunicação A Conferência das Partes (COP30), realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), marca um ponto de virada para o Brasil — não apenas por reafirmar sua liderança em sustentabilidade global, mas também por reposicionar o debate sobre a comunicação climática. […]
Natasha Barreto de Oliveira

Coluna
Inovação
02 de dezembro de 2025
Cada inovação pode ser o início de várias trajetórias, em que novos cenários podem ser imaginados e construídos Vivemos cercados por tecnologias, mas raramente as percebemos como grandes inovações tecnológicas — mesmo que na época de sua popularização tenham sido, como aconteceu com a televisão ou com os smartphones. Hoje elas se misturam ao cotidiano […]
Lucas Tangi

Coluna
Marketing
26 de novembro de 2025
Convergência entre conteúdo e comércio nas redes sociais está redesenhando o consumo A convergência entre conteúdo e comércio é um tema novo, sobre o qual já tenho falado algumas vezes por aqui. O fato é que essa dupla (compras + entretenimento) está redesenhando a forma como as pessoas consomem. Nos últimos anos, plataformas de vídeo […]
Silmara Regina de Souza

Coluna
Marketing
19 de novembro de 2025
Como o “antimarketing” e o “antibranding” se tornaram ferramentas de criatividade para marcas e criadores de conteúdo em um mercado saturado Na comunicação marcada pelo excesso de mensagens, pela busca constante da viralização e pelo esgotamento do discurso publicitário tradicional, uma contracorrente ganha espaço: o uso deliberado do prefixo “anti” como estratégia de diferenciação. Hoje, […]
Fiona Maria

Coluna
Inovação
17 de novembro de 2025
Tratada como estratégia, e não como evento, ela pode gerar impacto positivo e até incentivo fiscal Nos últimos anos, a palavra inovação se tornou quase onipresente. Está em discursos, eventos, relatórios e estratégias empresariais. Mesmo com tanta visibilidade, ainda há um abismo entre falar sobre o assunto e fazer inovação. A diferença está na forma […]
Lucas Tangi

